O Peso do Mundo nas Costas



As costas compreende doze vértebras numa postura de cifose fisiológica, para proteção dos órgãos nobres: coração e pulmão. É uma região hipomóvel, o que contribui para a fixação das hipercifoses (Dorso Curvo) Geralmente as dores nas costas são dores posturais; cansaço stress, fadiga crônica, etc. Há uma expressão francesa que diz "On a plein le dos", significa que estamos cheios, sobrecarregados.

A sobrecarga de responsabilidades sem ter uma base de amor, um aconchego familiar, enfraquece essa estrutura de sustentação, favorecendo ao surgimento das dores e tensões dorsais. Segundo os OSTEOPATAS, a cifose com bloquei inspiratório, significa que as EMOÇÕES estão encurraladas. Nesse caso é preciso liberar o cordão diafragmático, junto com os músculos inspiratórios acessórios e liberar as articulações costo condrais e externais.

          Carregamos o passado, a família, os problemas, as mágoas, as responsabilidades, mas, fazendo um outro exercício, posso imaginar outras coisas que carregamos sem necessidade, e mesmo sem nenhuma mochila. Carregamos culpas, medos, ressentimentos, sonhos, projetos, memórias, o mundo nas costas! Como Atlas, que na Mitologia Grega foi condenado por Zeus a carregar os céus ( o mundo) nas costas.

          A postura traduz a nosso comportamento. Ao assumirmos as costas enroladas, não estamos de bem com a vida ou estamos nos escondendo e ainda carregando o MUNDO nas COSTAS

Reeducar as alterações posturais do dorso é tentar devolver a autoestima, pôr o tem nos trilhos e colocar literalmente o indivíduo nos eixos
          O importante é refletirmos se estamos como o Atlas, se carregamos mais do que suportamos. E você, como anda a sua vida? O que tem carregado nas costas?















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas

recentposts

Artigos

randomposts